Página InicialTextos EspíritasO Amor é a solução

108 visualizações

O Amor é a solução

maio 18, 2021

Por mais possamos resistir a ele, o amor é o sol que aquece nossas almas.

Sendo o ponto alto do ensinamento do Cristo o amor liberta o ser humano de toda escuridão, seja no sentimento, seja no intelecto e abre caminhos de esperança e realizações para aquele que a ele se submete. Ele funde os seres, porque aquele que ama não vê mais apenas seus interesses, mas considera os dos seus irmãos como se fossem os seus próprios.

Mesmo que o homem negue, mesmo que não aceite, mesmo que o desdenhe, o amor de Deus cobre todas as criaturas atendendo-lhes as necessidades básicas, especialmente as espirituais, se por acaso encontramos sofrimentos e distonias no mundo em que vivemos não é por falta do amor de Deus, mas pela falta desse sentimento no coração do homem. Tudo em a natureza se encadeia para o amor, as leis divinas se manifestam por toda parte mostrando a bondade do criador, fazendo, segundo Jesus, chover para os justos e os injustos, pois o pai celeste não se vinga dos seus filhos somente porque estes descumprem a lei de amor, embora permita que as consequências da transgressão dessas leis alcancem o infrator jamais deixa de amparar e de auxiliar cada um na sua prova, no seu resgate, dando forças e determinação, recursos de toda espécie para que o homem cresça e amadureça espiritualmente, partindo para a sua destinação final que é a angelitude onde, um dia, todos estaremos.

A côdea de pão ao faminto, o copo d´água fresca ao sedento, a roupa ao desnudo, o conselho ao que está perdido, o amparo ao desesperançado, o trabalho ao que necessita são manifestações do amor por toda parte, mas também o perdão, a reconciliação, a honestidade, a fidelidade, o respeito, a tolerância, a paciência etc. são faces desse sentimento que tomará corpo na alma de cada filho de Deus.

Em dias de grande dificuldade o amor é o abrigo seguro para as inseguranças de toda gente, a solidariedade que abraça sem distinção de cor, crença, raça, sexo, partido ou outra escolha qualquer traz de volta a esperança de dias melhores e de que tudo está sob o olhar de Deus, que está cuidando de tudo e providenciando para que no tempo certo cada coisa tome o seu lugar e se equilibre.

Jamais devemos olvidar o chamado do amor para servir, sendo esta a condição mais nobre a ser conquistada pelo ser humano, imitando o mestre nazareno quando disse, “eu não vim para ser servido, mas para servir”, Ele, o maior, não reivindicou nada para si, nem títulos, nem tronos, nem consideração qualquer, apenas pediu pelos mais fracos, socorreu os perdidos, abrigou os desamparados junto ao Seu coração divino.

Aprendamos com Ele, em qualquer tempo e lugar, o Amor é a solução.

Adelvair David

Nota do editor:
Imagem ilustrativa em destaque disponível em <https://www.worldfuturecouncil.org/family-hands-on-team-2/>. Acesso em: 18MAI2021.

Adelvair David
Adelvair David

Dirigente, Trabalhador e Orador Espírita no Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", na Cidade de Jales, interior de SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como