Página InicialTextos EspíritasRenascer e Reencarnar

194 visualizações

Renascer e Reencarnar

abril 29, 2021

Em João, capítulo 3, temos o diálogo entre Jesus e Nicodemos sobre o reino dos céus, sobre a forma de ver-se o reino dos céus. E Jesus fala sobre nascer de novo.

A nossa compreensão como espíritas nos leva à lógica da reencarnação, ainda que as outras religiões cristãs não a aceitem, pois aprendemos com Kardec e os Espíritos que Deus é soberanamente justo e bom.

Reencarnar é renascer em um novo corpo, porém, podemos ampliar o conceito de renascer e talvez tenha sido também em sentido mais amplo que Jesus falou em renascer, pois o Evangelho é renascimento em cada letra.

Em uma sociedade machista e ainda portadora de grande atraso moral como aquela da época de Jesus, renascer para uma nova forma de vida era e continua sendo indispensável nos nossos dias. A lição trazida pelo Mestre ainda nos pesa tanto compreender e viver. Disse Ele que o fardo é leve e o jugo é suave, mas temos a percepção do peso imenso de amar e perdoar.

Renascer também significa renovação interior, renovação ampla, renovação de ideias, conceitos, trabalho esse constante e contínuo, feito a pequenos passos, dia a dia, em uma constante luta interior pelo aperfeiçoamento moral, retirando tudo o que não nos serve. Não existe melhoramento sem luta e sem sacrifício.

Agrada-nos muito a canção da querida cantora Vanusa, falecida há pouco tempo, chamada Mudanças, de sua autoria e Sergio Sá, quando ela diz “hoje eu vou mudar, vasculhar minhas gavetas, jogar sentimentos e ressentimentos tolos, fazer limpeza no armário, retirar traças e teias e angústias da minha mente, parar de sofrer por coisas tão pequeninas….” Esse é o nosso trabalho de todos os dias, como seres humanos e cristãos espíritas, mas ah! Senhor, como é difícil arrancar essa árvore secular maligna, cujas raízes atingem profundezas abissais de dentro de nosso íntimo! O jugo suave e o fardo leve parecem pesar toneladas e, no entanto, o Mestre nos recomendou amar! E mesmo em contato direto com Jesus nem todos se renovaram. Muitos dos que Ele curou voltaram a ficar doentes e temos também a história de Publio Lentulus que tendo falado com Ele e tido sua filha curada ainda se manteve no mesmo caminho trilhado anteriormente.

Renascer é renovar, ressignificar o que nos fez sofrer, mudar, abandonar atitudes e pensamentos negativos, perdoar, agradecer, aceitar o que não pode ser mudado, reinventar-se e surgir das cinzas, recomeçar, reaprender, colocar o Evangelho em prática, pois não basta somente conhecer. Aliás, também disse o Senhor que muito se pedirá a quem muito recebeu. Dessa forma, somos responsáveis pela aplicação do que conhecemos.

Que possamos abrir a janela a cada dia que nasce, respirar fundo e agradecer a Deus mais uma oportunidade de renovação que dura 24 horas e que a cada 24 horas é renovada, como prova de grande amor por todos nós, que saibamos agradecer mais as bênçãos que recebemos a cada dia e reclamar menos. Chico Xavier disse que pagamos em prestações os débitos contraídos por atacado. Não conhecemos o tamanho dos nossos débitos, mas uma coisa é certa: se eles não existissem, não estaríamos aqui reencarnados, com a oportunidade de renascer a cada dia. Aproveitemo-la.

Orleide Félix de Matos

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.heliopeixoto.com/devocional/seja-semente-sedenta-pelo-crescimento/>. Acesso em: 29ABR2021.

Orleide Felix de Matos
Orleide Felix de Matos

Nutricionista, Servidora Pública da Prefeitura do Município de Mauá, no Grande ABC, espírita desde 1971, alia o seu conhecimento da Língua Italiana e paixão pela divulgação da doutrina espírita para divulgar o Espiritismo aos irmãos da Itália, através de seus três blogs, uma página no Facebook chamada Le Nostre Persone Care Vivono nell'Aldilà e um canal no Youtube.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como