Página InicialDestaquesComo é bom ter amigos!

417 visualizações

Como é bom ter amigos!

abril 24, 2021

Ouvindo considerações carinhosas de amigos queridos a meu respeito, me dei conta de que ainda não prestei toda atenção para o significado da palavra “AMIGO”.

O dicionário da língua portuguesa tem por definição dessa palavra entre outras como sendo: Indivíduo com quem se tem uma relação de amizade, de afeto.

Preciso adquirir o hábito de agradecer a Deus por me ter concedido nesta encarnação, a felicidade de poder contar com um considerável número de amigos, que muito felicitam minha vida, quer no âmbito familiar, profissional, social e religioso.

Lembrei de uma página muito bela contida em uma das obras psicografadas por Chico Xavier, que tem por título: Examinemos a nós mesmos quando o Benfeitor Emmanuel entre outros considerações nos diz:Observa-te nas manifestações perante os amigos: – Trazes o Evangelho mais vivo nas atitudes? (1)

Sobre o assunto, Joanna de Ângelis esclarece que:

“A amizade é o sentimento que imanta as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar. (…)

A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões dá-nos, até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina. (…)” (2)

Compositores inspirados já falavam de amigo com versos lindos em sua canção, como o que segue:

(…) “Amigo é coisa para se guardar

No lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância digam “não”

Mesmo esquecendo a canção

O que importa é ouvir

A voz que vem do coração.” (…) (3)

Já diz aquele velho ditado popular, que quem encontrou um amigo verdadeiro encontrou um tesouro.

Nossos verdadeiros amigos não são aqueles que nos destacam pelo que possuímos, e sim, os que nos valorizam pelo que somos. São aqueles com quem realmente podemos contar quando precisamos, que nos mostram o caminho certo quando estamos trilhando por caminhos obscuros, que nos incentivam nos momentos de insegurança e desânimo. Quando temos amigos, nos sentimos alegres, importantes, amparados.

Assim, aproveito a oportunidade para dizer do fundo do coração, obrigado meus amigos encarnados e desencarnados, por me ajudarem a crescer e progredir na companhia e com a ajuda de vocês.

Francisco Rebouças

Referências:
(1) XAVIER, FRANCISCO CÂNDIDO, pelo Espírito Emmanuel, livro Opinião Espírita – CEC – Comunhão Espírita Cristã, cap. 1, 9ª edição;
(2) FRANCO, DIVALDO PEREIRA, pelo Espírito Joanna de Ângelis, livro Momentos de Esperança – Livraria Espírita Alvorada, cap. 9; e
(3) Canção da América (Unencounter). Composição de Fernando BrantMilton Nascimento.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em pesquisa Google com a expressão “crianças abraçadas”. Acesso em: 24ABR2021.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como