Página InicialTextos EspíritasProgresso intelectual e progresso moral 

39 visualizações

Progresso intelectual e progresso moral 

abril 6, 2021

O avanço tecnológico e científico que ocorreu em nosso planeta nas últimas décadas foi exponencialele foi maior do que em toda a história pregressa da humanidade. Esse progresso vem da soma da evolução intelectual e moral de todos os habitantes de nosso orbe, encarnados e desencarnados. Isso promoveu uma melhora importante em nossas vidas e nos trouxe mais conforto e comodidadeHoje vivemos mais e melhor pelo avanço da medicinaa divulgação de informações ocorre de maneira instantânea e é acessível para a maioria das pessoasA ciência e a tecnologia são fantásticas, desde que sejam usadas para o bem. 

Mas e no aspecto moral, houve um progresso proporcional? Com certeza hoje somos moralmente mais adiantados do que  algumas décadas, porém poderíamos estar melhores. Muitas pessoas dizem que antigamente o mundo era melhor, mas isso não é verdade. Hoje somos melhores do que ontem e amanhã seremos melhores que hojepodemos até ficar estagnados por um determinado período, mas regredir nunca. lei natural rege a humanidade inteira e o homem se melhora à medida que melhor compreende pratica essa lei. Porém nem todos progridem ao mesmo tempo e do mesmo modo e assim os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social. 

avanço intelectual também pode levar ao avanço moral, segundo nos ensina a questão 780-a de O Livro dos Espíritos: “Fazendo que se compreenda o bem e o mal; o homem, então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos”. Assim, o progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual, mas nem sempre o segue imediatamente. 

Temos vários exemplos de pessoas muito inteligentes, com um vasto conhecimento técnico, profissionais renomados e bem-sucedidos, mas ainda com graves defeitos morais. Segundo nos mostra a questão 365 do O Livro dos EspíritosPor que é que alguns homens muito inteligentes, o que constitui indício de superioridade, são ao mesmo tempo profundamente viciosos? Resposta: É que os Espíritos encarnados nesses homens ainda não são bastante puros, e por isso cedem à influência de Espíritos piores do que eles. O Espírito progride numa marcha ascendente insensível, mas o progresso não se efetua simultaneamente em todos os sentidos. Num período ele pode avançar em ciência; num outro, em moralidade” 

Como fazemos para o progresso moral acompanhar o intelectual? Allan Kardec nos dá a resposta: “A educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral”. Essa educação acontece de muitas formas durante as nossas existências, começando já na infância, pelos conceitos passados pelos paisque têm um papel fundamental na formação moral do ser, pela educação fornecida pela Escola em diversos níveis, pela convivência em sociedade e, também, pela nossa espiritualização.  

Quanto mais nos espiritualizamos, mais crescemos moralmente e as religiões podem nos ajudar nissomas elas não são o único caminho. De nada adianta termos uma religião e continuarmos cometendo os mesmos erros morais. A maioria das religiões visa o aperfeiçoamento moral da humanidade e os conceitos e as informações que estão presentes em muitas delas podem chegar a todos através de livros, exposiçõesreuniões, cultos, redes sociais, internet etc. O primeiro passo é termos acesso a uma religião e devemos ser gratos por vivermos no Brasil, que é um país livre, onde são permitidas todas as práticas religiosas. O segundo passo é estudarmos e absorvermos todo esse conhecimentoE o terceiro passo, que é o mais difícil, é colocar tudo que aprendemos em prática e assim realmente evoluirmos. 

É uma pena que muitos ainda vivam suas vidas pensando apenas em satisfazer os desejos do corpo físico, de uma maneira muito materialista, sem nenhuma preocupação com a elevação e transformação moral do Espírito. Como disse Bezerra de Menezes: “De nada vale o brilho da Inteligência, se o coração permanece às escuras”. 

Eduardo Battel  

 

Eduardo Battel
Eduardo Battel

Frequentador do Centro Espírita Nova Luz e Centro Espírita João Batista em Jundiaí/SP. Expositor Espírita. Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina de Jundiaí, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como