Página InicialTextos EspíritasA Terapêutica do amor

106 visualizações

A Terapêutica do amor

março 11, 2021

O Amor é o antídoto mais eficaz contra quaisquer males

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si
mesmo; amar os inimigos e aqueles que perseguem e caluniam.”
– Jesus (Mt., 5:44)

Sem a menor sombra de dúvida, em que pesem as altas expressões do Amor vivenciado por vários Espíritos de escol reencarnados na Terra, no transcurso dos séculos, Jesus, entre todos, foi – e continua sendo – o vexilário maior… Inigualável na vivência do Amor lecionado, vazado na compreensão, abnegação e perdão sem limites. Padrão, Guia e Modelo, espelho para toda a humanidade para todo o sempre!

“Um Espírito Amigo”(1) elaborou, rigorosamente dentro dos parâmetros do Mestre Maior, um programa, que, ao mesmo tempo é, em essência, uma terapêutica do Amor, cuja finalidade é facilitar, para todos nós, Espíritos recalcitrantes e calcetas, contatarmos os suaves redutos dessas diretrizes cósmicas, trazendo-as de nosso discurso para o curso de nossas vidas:

“a) – Considerar todos os indivíduos como dignos de ser amados e tomar por modelo alguém que o ama, por isso mesmo, credor de receber todo o afeto.

b) – Identificar e estimular os traços de bondade do caráter alheio.

c) – Aplicar a compaixão quando agredido.

d) – O Amor deve ser uma constante na existência do homem”.

No deslanchar desse programa, transformaremos o ato de ver além das aparências, consequentemente ver bem as demais pessoas, num hábito terapêutico-preventivo, em relação às agressões do meio ambiente.

Descobriremos que, por mais sáfaro e coberto de caliça e pedregulhos, não há solo que, tratado, não permita o vicejar de plantas… A maldade sistemática, a impiedade, o temperamento hostil, revelam personalidades psicopatas que, antes, necessitam de ajuda, ao invés de reproche.

A compaixão dinâmica, aquela que vai além da piedade buscando ajudar o infrator, expressa bondade e enriquece de paixão participativa, que levanta o caído, embora seja ele o perturbador.

(…) O Amor é o antídoto mais eficaz contra quaisquer males. O Amor instaura a paz e irradia a confiança, promove a não violência e estabelece a fraternidade que une solidariamente os homens, uns com os outros, anulando as distâncias e as suspeitas. É o mais poderoso vínculo com a Causa Geradora da Vida. É o motor que conduz à ação bondosa, desdobrando o sentimento de generosidade, ao mesmo tempo estimulando à paciência.

(…) O Amor é o rio onde se afogam os sofrimentos, pela impossibilidade de sobrenadarem nas fortes correntezas de seus impulsos benéficos. Sem ele a vida perderia o sentido, a significação. Puro, expressa, ao lado da sabedoria, a mais relevante conquista humana”.

Rogério Coelho

Referência:
(1) FRANCO, Divaldo. O homem integral. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 18.ed. Salvador: LEAL, 2006, cap. 8.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.eleve-se.life/post/segundo-encontro-cuidar-com-amor-acontece-neste-feriado>. Acesso em: 11MAR2021.

Rogério Coelho
Rogério Coelho

Rogério Coelho nasceu na cidade de Manhuaçu, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais onde reside atualmente. Filho de Custódio de Souza Coelho e Angelina Coelho. Formado em Jornalismo pela Faculdade de Minas da cidade de Muriaé – MG, é funcionário aposentado do Banco do Brasil. Converteu-se ao Espiritismo em outubro de 1978, marcando, desde então, sua presença em vários periódicos espíritas. Já realizou seminários e conferências em várias cidades brasileiras. Participou do Congresso Espírita Mundial em Portugal com a tese: “III Milênio, Finalmente a Fronteira”, e no II Congresso Espírita Espanhol em Madrid, com o trabalho: “Materialistas e Incrédulos, como Abordá-los?” Participou da fundação de várias casas Espíritas na Zona da Mata Mineira.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como