Página InicialTextos EspíritasReencarnação

78 visualizações

Reencarnação

março 2, 2021

Pela observação e análise dos fatos, vários são os argumentos que demonstram a realidade da reencarnação, mas tentaremos dar aqui os principais.

Em primeiro lugar, não podemos esquecer que Deus é justo e bom, em perfeição. Portanto, não concede privilégios e nem permite sofrimento indevido.

Admitindo-se que a alma vive apenas uma vez e foi criada no momento do nascimento, como explicar as diversas doenças e defeitos congênitos? Como pode um Deus justo permitir que uns filhos nasçam em berço de ouro e outros na choupana, na maior miséria? E as habilidades pessoais inatas, manifestadas em crianças, desde a tenra idade, como os músicos precoces, sem que nunca tivessem tido contato antecedente com a teoria?

Agora, consideremos que as condições boas ou ruins da vida presente são o resultado daquilo que semeamos em vidas passadas, num encadeamento sucessivo de acontecimentos, e tudo parece ficar para nós mais claro e mais consentâneo com a Justiça Divina.

Dessa forma, aquele que foi rico e explorador de pobres numa encarnação, retorna em situação de miséria na vida seguinte, em novo corpo, para, pelo contraste, aprenda a respeitar o semelhante. E o sábio de hoje é fruto do amadurecimento da alma em diversas vidas anteriores, assim como o ignorante de hoje terá oportunidade de reencarnar várias vezes, até, igualmente, conseguir a sabedoria.

Existem milhares de casos pessoais comprovando a reencarnação. Crianças afirmaram, espontaneamente, recordar terem vivido em outro local, com outra família, falando outra língua, e tudo foi confirmado. Experiências de regressão da memória levaram pacientes a ter contato com suas personalidades anteriores, à medida que voltavam no tempo, sem que tivessem qualquer conhecimento dos fatos relatados.

O que parece difícil para muitas pessoas é entender como podemos tornar a ser criança e usar um novo corpo. Superficialmente, porque o aprofundamento do tema não é nosso objetivo, podemos dizer que a explicação está na plasticidade do corpo espiritual, que se reduz para adotar outra forma e habitar o novo corpo, sendo o Espírito submetido a um parcial esquecimento do passado.

A reencarnação amplia a nossa esperança. Somos ainda Espíritos imperfeitos. Morrendo na situação em que nos encontramos, atualmente, com certeza estaríamos destinados ao suplício eterno, se ele existisse. Mas Deus quer a regeneração do criminoso e não a sua destruição, abrindo as portas da reencarnação para continuarmos trabalhando pelo nosso progresso, até atingirmos a pureza.

Donizete Pinheiro

Nota do autor:
Extraído do livro Respostas Espíritas, de autoria de Donizete Pinheiro.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://tems.com.br/reencarnacao/>. Acesso em: 02MAR2021.

Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira
Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira

Escritor, editor do periódico Ação Espírita, diretor de doutrina do Grupo Espírita Jesus de Nazaré, em Marília, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como