Página InicialTextos EspíritasFelicidade, evolução e adversidades

97 visualizações

Felicidade, evolução e adversidades

janeiro 6, 2021

Todos nós passamos por muitas adversidades durante as nossas várias encarnações, isso faz parte da nossa jornada evolutiva e a maneira como encaramos e conduzimos a nossa vida é o que nos faz felizes ou infelizes.

Felicidade não é a ausência de problemas e sim a maneira como lidamos com eles, ou seja, não é o que a vida nos dá e sim o que nós fazemos com o que a vida nos dá, que nos torna felizes.

A questão 967 do O Livro dos Espíritos nos explica:

“Em que consiste a felicidade dos Espíritos bons?
R: Em conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que causam a desgraça dos homens. […] Ademais, a felicidade dos Espíritos é diretamente proporcional à elevação de cada um[…]”.

Conforme deixamos de ser tão materialistas e nos espiritualizamos, progredimos, moralmente, enxergamos que o acaso não existe e que as adversidades pelas quais passamos são oportunidades de aprendizado. Temos consciência que a nossa existência não se restringe somente à atual encarnação e isso nos faz enxergar a vida de uma outra maneira, ampliando sobremaneira o nosso horizonte. Conseguimos passar de uma maneira muito melhor por situações que julgamos difíceis e ruins, encarando os problemas de frente ao invés de ficarmos reclamando.

Com a nossa evolução moral, nós também erramos cada vez menos e, consequentemente, não temos mais que passar por tantas dificuldades porque já aprendemos algumas coisas. Assim, uma boa forma de evitarmos problemas é nos esforçarmos em vencer as nossas más tendências e vícios, como também em fazermos o bem, sendo proativos no bem.

Como nos ensinou nosso mestre Jesus: “o amor cobre a multidão de pecados” e, dessa forma, podemos resgatar, através da prática do bem, o mal praticado em outras ocasiões. Lembrando que sempre nos são ofertadas várias oportunidades de corrigirmos os nossos delitos pretéritos pelo amor, mas em uma boa parte das vezes, nós escolhemos o caminho da dor.

Chico Xavier nos disse: “No mundo a fórmula para se encontrar a felicidade, com esplendor, é uma gota de verdade, dentro de um litro de amor”. Pratiquemos então o amor para sermos felizes!

Eduardo Battel

Eduardo Battel
Eduardo Battel

Frequentador do Centro Espírita Nova Luz e Centro Espírita João Batista em Jundiaí/SP. Expositor Espírita. Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina de Jundiaí, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como