Página InicialTextos EspíritasO poder do agora

69 visualizações

O poder do agora

setembro 26, 2020

Em todos os tempos da humanidade houve desafios, alguns mais simples outros excruciantes. A humanidade sempre é convidada a aprender alguma coisa com eles, podendo absorver a lição ou aguardar que outro momento chegue para fazer pensar nas mesmas coisas.

Este é um dos instantes na história do planeta Terra em que o convite é direto e objetivo. Não há dúvidas da aprendizagem a ser feita. O materialismo e o apego aos bens materiais extrapolaram seus limites em muito. A indiferença e o individualismo tomaram proporções tamanhas que, embora o esforço de muitas almas honradas, ainda temos muitas criaturas morrendo de fome em um mundo tão rico em recursos que daria para cuidar de todos em quantidade suficiente. O egoísmo tomou proporções alarmantes e, mesmo por credo religioso, pensamentos ou ideologias, as pessoas ferem umas as outras, até de morte, sem o menor respeito àquele que é, em humanidade, o seu irmão.

É preciso rever valores, aprender a sentir, importar-se com o outro, cuidar da natureza como se cuida do próprio lar, porque este mundo é lar de todos.

O agora tem um poder muito grande na vida de todos, é o momento de decisão, de escolher melhorar e aproveitar o tempo para fazer coisas saudáveis que acrescentem valores nobres à moral e ao intelecto. Como ensinam-nos os espíritos venerandos, Deus não faz mal aos seus filhos, não é ele que envia males para ferir, mas Ele pode permitir em algum momento que algo siga um determinado curso, mesmo doloroso, a fim de ajudar o homem a crescer, pois, a morte não é o pior que pode acontecer a alguém; uma vez que ela não existe, apenas muda o homem do plano físico para o plano espiritual, onde continua a existir. O pior é seguir como se é, perpetuando as funestas consequências de se manter o mal no coração. O futuro é sempre difícil para quem não melhora, pois cada um colhe o que planta, nesta ou em outra existência, quando aqui retorna, com os efeitos do que criou para si mesmo.

É preciso, neste momento, a reflexão pessoal nas questões da própria vida. Os momentos de provações coletivas são instantes de colaborar, não de se aproveitar da situação para supostos ganhos pessoais. É preciso contribuir, não de se dar bem à custa do sofrimento e da necessidade alheia.

O agora tem poder transformador, pois, o momento da dor é também o de aprender, verdadeiramente, a amar.

Adelvair David

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <https://www.dinheirovivo.pt/buzz/pandemia-pode-tornar-se-no-melhor-para-a-humanidade/>. Acesso em 25SET2020.

Planeta covid coronavirus

 

Adelvair David
Adelvair David

Dirigente, Trabalhador e Orador Espírita no Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", na Cidade de Jales, interior de SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como