Página InicialTextos EspíritasOnde está o seu tesouro?

205 visualizações

Onde está o seu tesouro?

setembro 9, 2020

“Onde está o seu tesouro é onde está o seu coração.”

(Jesus, Mateus 6:21)

O mestre Jesus recomenda-nos que não ajuntemos tesouros na Terra, onde traça e ferrugem corroem e ladrões arrombam e roubam. Entretanto, que valorizemos e ajuntemos as riquezas celestiais, que são virtudes conquistadas, insuscetíveis do alcance de traça, ferrugem e ladrões.

Ao nos passar essa recomendação, o Mestre não teve a intenção de nos privar das aquisições de bens materiais, mas do acúmulo desnecessário.

Podemos ter vitórias na vida material, assim como um campeão de determinada competição ao conquistar um troféu ou uma medalha, ou um diploma, ou uma placa de reconhecimento. Da mesma forma, podemos nos dedicar ao trabalho e ganhar muito dinheiro e nos enriquecermos materialmente. Afinal, temos compromissos com a vida em sociedade, onde, lidando com a matéria, temos de desenvolver a nossa moralidade.

Logo, entendemos que Jesus teve a intenção de nos recomendar que aproveitemos a oportunidade das conquistas materiais para o aprendizado espiritual e que possamos tirar lição de cada episódio vivido, de cada vitória, de cada derrota e de cada dificuldade do caminho.

Agora, passemos a nos questionar!

Diante da nossa postura cotidiana, no trato com as coisas materiais, o que estamos priorizando para as nossas vidas?

Será que estamos buscando o entendimento e a compreensão de que a nossa relação com a matéria é o meio para conquistarmos conhecimentos espirituais e consequentemente a nossa evolução espiritual?

Como estamos lidando com as sugestões que nos chegam através do pensamento, ou por outros meios, e qual direcionamento estamos dando a elas?

O que estamos buscando? Qual a prioridade das nossas buscas?

Enfim, reportemo-nos às palavras do mestre Jesus, sobre “onde está o seu tesouro”, sabendo que somos dotados de liberdade de escolhas e que os efeitos das nossas escolhas, boas ou ruins, são as riquezas que conquistamos em nossos corações, onde estão depositados os tesouros que priorizamos para as nossas vidas.

Yé Gonçalves

Nota do editor:

Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://blog.quadraimoveis.com.br/como-conciliar-familia-amigos-e-trabalho-entenda-mais/>. Acesso em: 09SET2020.

Yé Gonçalves
Yé Gonçalves

Atua como secretário no Instituto Nosso Lar e no Centro Espírita Nosso Lar, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como