Página InicialTextos EspíritasRede Amigo Espírita assinala uma façanha histórica

103 visualizações

Rede Amigo Espírita assinala uma façanha histórica

setembro 6, 2020

A “Rede Amigo Espírita” (RAETV) produziu um marco histórico – autêntica façanha -, não apenas para o movimento espírita brasileiro, mas mundial.

A RAETV, com apoio de Zook Comunicação, e várias parcerias de webTVs e webRádios e concretizou o maior evento on line, durante dois dias – 22 e 23 de agosto de 2020 -, e com um objetivo nobilíssimo: em homenagem aos 110 anos de nascimento de Chico Xavier, contando com a coordenação do incansável José Aparecido dos Santos.

Pela primeira vez, no movimento espírita, aconteceu um grande evento on line com acesso livre, totalmente gratuito, e voluntário com 24 horas de duração, intercalando palestras, bate papos e músicas, reunindo convidados especiais e com transmissão simultânea em diversos canais.

No final da noite do último dia do evento, dia 23 de agosto, havia um total de 408.036 visualizações referentes apenas à RAETV, sem contar as parcerias (somando-se: 320.200 Youtube 1 + 8.276 Youtube 2 + 74.600 Facebook + 4.960 instagram). No terceiro dia após o evento já se atingia 490 mil visualizações das mídias da RAETV. Inclusive as apresentações se encontram disponíveis no You Tube da Rede Amigo Espírita.

Os expositores convidados foram pessoas que se inspiram na vida e obra de Chico Xavier, e que estão levando a sua mensagem para a literatura, a arte, a ciência, o cinema, o teatro e a música.

Eis os palestrantes: Carlos Alberto Braga Costa, Rossandro Klinjey, Rafael Papa, Gustavo Gandolfi, Simão Pedro, Marcel Souto Maior, Saulo César, Wagner de Assis, Renato Pietro, Magali Bischoff, Célia Diniz, Wagner Paixão, Antonio Cesar Perri de Carvalho, Alberto Almeida, Décio Iandoli Jr., Suely Caldas Schubert, Heloísa Pires, Eliana Barbosa, Quincas Veloso, Aluízio Elias, André Trigueiro. Além de palestras, Marcel Souto Maior e Antonio Cesar Perri de Carvalho também integraram bate-papos.

Atuações artísticas: Cacá Resende, Anatasha Mekena, Fábio Júnior, Evandro Olivah, Plínio Oliveira.

Conhecemos José Aparecido dos Santos há décadas, pois nossa cidade natal Araçatuba, onde atuamos no movimento espírita até 1989, é muito próxima de Auriflama onde nosso amigo milita em centro espírita, local onde surgiu a Rede Amigo Espírita.

Quando ele criou a RAETV, em fevereiro de 2009, de forma amadora e muito simples, ninguém poderia imaginar o desenvolvimento que teria.

Na época residíamos em Brasília, mas começávamos a notar o crescimento da Rede, encontrando com José Aparecido em alguns eventos, fomos nos surpreendendo com o desenvolvimento da sua abrangência e acompanhamos o aparecimento de voluntários que faziam parceria, de várias partes do Brasil.

Precisamos assinalar que a RAETV surgiu de forma diferente, sem ser “a galinha dos ovos de ouro”, com a persistência desmedida e simpatia de seu fundador foi conquistando espaço no meio espírita. Muitos companheiros idealistas o auxiliaram no anonimato.

Em alguns momentos chegamos a testemunhar que algumas mídias o segregavam e criavam dificuldades para suas transmissões em eventos. No fundo, alguns gostariam de influenciar ou até exercer uma certa censura nos programas e convidados da RAETV. José Aparecido abriu espaços para inúmeros expositores e eventos, ao passo que a chamada mídia institucional, geralmente se vincula a linhas de pensamento de dirigentes que, nem sempre são representativos reais do movimento.

Mais recentemente que as chamadas redes sociais passaram a exercer, inclusive no meio espírita, uma veiculação mais independente e com diversidade. O Brasil, pela condição continental, amálgama de imigrações e natural variedade cultural, apresenta diversidade em todas áreas do conhecimento e de manifestações de seu povo.

Ao final do marcante evento “Amigo Espírita Chico Xavier”, os antigos colaboradores da RAETV fizeram uma homenagem surpresa a José Aparecido dos Santos, coordenador do histórico encontro virtual. Em seguida, Márcio Monteiro divulgou um vídeo de reconhecimento ao fundador da Rede.

De nossa parte também acrescentamos o nosso reconhecimento ao valoroso companheiro e a toda equipe de voluntários da Rede Amigo Espírita pela dedicação à difusão do Espiritismo e, especificamente, pelo bem sucedido evento alusivo a Chico Xavier!

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://grupochicoxavier.com.br/rede-amigo-espirita-assinala-uma-facanha-historica/>. Acesso em: 04SET2020.

Antonio Cesar Perri de Carvalho
Antonio Cesar Perri de Carvalho

Ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (interino de 5/2012 a 3/2013 e efetivo de 3/2013 a 3/2015); membro da Comissão Executiva e Primeiro Secretário do Conselho Espírita Internacional; Membro do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como