Página InicialNotíciasFundação Espírita André Luiz firma parceria com Universidade Federal de Juiz de Fora para ampliar resgate à memória do Espiritismo

91 visualizações

Fundação Espírita André Luiz firma parceria com Universidade Federal de Juiz de Fora para ampliar resgate à memória do Espiritismo

agosto 27, 2020

Fundação Espírita André Luiz firma parceria com Universidade Federal de Juiz de Fora para ampliar resgate à memória do Espiritismo

Dando continuidade ao trabalho de preservação e resgate do acervo original de Allan Kardec,  a FEAL (Fundação Espírita André Luiz) vem desenvolvendo desde outubro de 2018 o Projeto Cartas de Kardec para recuperar e preservar a verdadeira história do Espiritismo. Em 2020 mais um passo importante está sendo dado na preservação da memória espírita, agora no meio acadêmico e científico.

Trata-se de uma parceria da Fundação Espírita André Luiz com o Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora, que lançará dia 1 de setembro o Portal Projeto Allan Kardec, um portal de trabalho acadêmico que reunirá documentos de Allan Kardec espalhados pelo mundo. 

Para compor seu acervo digital, a Universidade contará com o acervo de mais de mil manuscritos digitalizados disponibilizados pelo acervo do Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz, material coletado na França pelo pesquisador brasileiro, dr. Silvino Canuto de Abreu, em meados do século vinte e que atualmente está sob a tutela do Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz. O portal vai disponibilizar inicialmente 50 manuscritos do acervo em sua inauguração, e à partir daí progressivamente acrescentará novos documentos.

O Projeto Allan Kardec, da Universidade Federal de Juiz de Fora, reúne 13 pesquisadores de diversas universidades, entre elas a própria universidade, o  ITA, Unicamp e Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, além de mais de 20 colaboradores.

O evento de lançamento do portal será online, na próxima terça-feira e contará com apresentação de estudos acadêmicos e também serão apresentados o site e suas funcionalidades. Ao término do evento, o portal ficará disponível ao público.

A proposta dessa parceria é que esse rico material de estudo que traz as ideias originais de Allan Kardec possa chegar ainda mais longe, ajudando pesquisadores, cientistas e também aqueles que desejam conhecer com mais profundidade as bases dos ensinamentos espíritas amplamente alicerçados na ciência. 

O evento de lançamento poderá ser acompanhado ao vivo dia 1 de setembro, 19h pela TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova:

www.tvmundomaior.com.br

www.radioboanova.com.br

 

Erika Silveira
Erika Silveira
Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como