Página InicialEntrevistasComo manter a autoestima elevada em tempos de pandemia?

71 visualizações

Como manter a autoestima elevada em tempos de pandemia?

agosto 25, 2020

Após tantos dias isolados, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. No entanto, a ansiedade pode nos deixar um pouco desanimados, inseguros e abalar a nossa autoestima. Mas como manter a autoestima elevada em tempos de pandemia? Para falar sobre este tema tão importante, realizamos uma entrevista com Fernanda Fernandes, espírita, terapeuta e consteladora familiar. 

Agenda: Qual a diferença entre autoamor e autocuidado?

Fernanda: Autocuidado são as medidas que tomamos para cuidar do nosso corpo físico e da nossa aparência, como, por exemplo: manter as unhas limpas e bonitas, tomar banho, fazer tratamentos no cabelo e estéticos, arrumar-se,  alimentar-se bem, fazer atividades físicas, entre outros. Muitas pessoas cuidam do corpo físico e da aparência, mas não tem a autoestima em ajuste.

Autoestima é uma espécie de regulador interno que mede nosso valor, nosso amor-próprio, a nossa confiança, fazendo com que venhamos estabelecer relações onde nos posicionamos de forma que nossos valores não sejam violados. Pessoas que têm autoestima não se comparam com os outros, elas se inspiram.

Agenda: A pandemia pode afetar a nossa autoestima? E como evitar isso?

Fernanda: Vai depender das escolhas que nós fazemos. Em qualquer crise, desconforto ou até mesmo em uma guerra, se escolho direcionar minha atenção para as aflições, perdas e dores, teremos a autoestima e nosso campo mental totalmente afetados. Conforme citei anteriormente, o regulador da autoestima começa a apontar para o negativo, para os problemas, e com isso, nossa mente passa a fazer neuro associações com o que temos gravado no inconsciente que se assemelha às informações introjetadas.

O resultado disso é que a confiança diminui, a pessoa passa a não pensar que tem tantas potencialidades e valores, através do sistema de comparação e então a autoestima foi afetada. Para evitar isso nutra a mente com coisas que aumentem as suas habilidades, para que possa acessar soluções criativas, tenha um planejamento diário do que você precisar aprender de novo, para potencializar o que você já tem de bom e melhorar o que ainda não tem tanta habilidade. Cuide da sua espiritualidade através de preces, de caridade, de leituras e procure o que acesse conexões mais elevadas.

Agenda: Como a espiritualidade pode auxiliar nas questões da autoestima? 

Fernanda: Através do que nos conectamos, acessamos, podemos promover a intercessão da espiritualidade, para nos dar suporte, sustentação e nutrir nossa alma de energia e disposição, possibilitando melhorar ainda mais nossa autoestima. Isso é feito através das seleções do que se lê, assiste e fala.

E como manter em equilíbrio o lado espiritual? Somos co-criadores e estamos criando o tempo todo através do que pensamos e sentimos e se queremos equilíbrio e paz interior, precisamos criar essa realidade. Ao despertar logo cedo, antes de efetuar qualquer tarefa faça uma oração conectada, criando por alguns minutos a imagem holográfica de como queremos nosso dia, visualizando o que desejamos. Colocar em seu planejamento diário de atividades para o cuidado da mente, corpo e espírito, precisamos dessa tríade em ajuste, porque uma depende da outra para fluir. 

Agenda: Você acaba de lançar o livro “Detox Emocional”, fale um pouco sobre a importância dessa leitura nos dias atuais e como as pessoas podem se beneficiar com suas dicas? 

Fernanda: O propósito do livro é promover a limpeza de toxinas emocionais como mágoa, ódio, tristeza, insegurança, sentimento de vazio, rejeição, culpa, inveja, entre outros, associados a crenças limitantes, que impactam a autoestima, deixam os cadeados mentais fechados e com isso a ação dos bloqueios mentais continuam interagindo.

A proposta de autocura nesse livro se dá através de uma imersão em atividades exercícios propostos no livro e tomada de consciência através de todo conteúdo apresentado, de forma leve, agradável e de fácil aplicação. Para adquirir o livro autografado e com dedicatória só acessar o link:

https://www.descubraoseucaminho.com/livro-detox-emocional

 

Elen de Souza
Elen de Souza

Jornalista, possui MBA em Marketing e Gestão e atualmente faz pós graduação em Projeto Social. Trabalha para a TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova, emissoras da Fundação Espírita André Luiz, onde atua na área de Coordenação de Mídias Sociais e também apresenta o programa Boletim Espírita. Frequentadora do Centro Espírita Casa do Caminho, onde realiza os cursos de Estudo Mediúnico e Filosofia. É Fundadora do Grupo Irmãos em Cristo, organização sem fins lucrativos que realiza ações sociais voltadas para pessoas da terceira idade.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como