Página InicialTextos EspíritasDeus está presente!

131 visualizações

Deus está presente!

julho 15, 2020

Somente cada um de nós conhece as adversidades que nos maltratam no íntimo do nosso Ser, impondo-nos sofrimentos e angústias desconhecidas por todos.

Enfrentamos momentos difíceis nos quais pensamos ter chegamos ao cume de nossa resistência e, daí em diante uma idéia de desistência passa a preponderar em nosso pensamento, fazendo-nos crer que não conseguiremos superar os entraves do momento.

Em momentos assim, é preciso estar atento para as sutis sugestões de agir contra a própria existência, para dar fim aos sofrimentos que nos afligem a Alma, como se fosse essa a solução para todos os nossos problemas existenciais, para mais tarde darmo-nos conta de que essa foi uma equivocada, triste e infeliz resolução.

É importante não esquecermos que somos filhos de Deus e, embora ainda na situação de espíritos imperfeitos não possamos vê-lo, o fato é que Deus está presente em nossas vidas por todo o sempre, conforme segue.

“Sendo Deus a essência divina por excelência, unicamente os Espíritos que atingiram o mais alto grau de desmaterialização o podem perceber. Pelo fato de não o verem, não se segue que os Espíritos imperfeitos estejam mais distantes dele do que os outros; esses Espíritos, como os demais, como todos os seres da Natureza, se encontram mergulhados no fluido divino, do mesmo modo que nós o estamos na luz. O que há é que as imperfeições daqueles Espíritos são vapores que os impedem de vê-lo. Quando o nevoeiro se dissipar, vê-lo-ão resplandecer. Para isso, não lhes é preciso subir, nem procurá-lo nas profundezas do infinito. Desimpedida a visão espiritual das belidas que a obscureciam, eles o verão de todo lugar onde se achem, mesmo da Terra, porquanto Deus esta em toda parte. (1)

Esquecemos que este não é o primeiro obstáculo que temos para ultrapassar e que já superamos desafios iguais ou piores que os de agora, e que são justamente nesses momentos de dificuldades que conquistamos força e experiência para nosso fortalecimento diante dos encargos que a Divina Providência nos confia.

Obstáculos, crises, quedas etc. Já atravessamos inúmeros e, embora conduzindo cicatrizes que são testemunhos da luta vencida, sempre recebemos o amparo Divino para superá-los, pois ninguém traz, para a vida física, cruz mais pesada que os ombros possam suportar.

Façamos o bem que nos estiver ao alcance, e confiemos em Deus que é nosso Pai e criador, soberanamente bom e justo, e sigamos nossa jornada evolutiva confiantes, na certeza de que recursos não nos faltarão em nenhum momento para realizarmos a parte que nos foi atribuída para crescer e progredir, porque essa é uma Lei Natural perfeita e imutável.

“O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé, não há maus pendures que se não chegue a vencer.
O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres.
Repito: a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. Um Espírito Protetor. (Paris, l863.)” (2)

Consideremos com calma e equilíbrio a quantidade de bênçãos que já nos abrilhantaram os dias, e as conquistas íntimas que entesouramos no campo das próprias experiências e não nos deixemos abater pelo desespero ou desânimo, pois a felicidade e a paz de espírito é o nosso destino final.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) KARDEC, ALLAN. A Gênese, F.E.B. 36ª edição, cap. II, item 34, A Visão de Deus;
(2) KARDEC, ALLAN. O Evangelho Segundo o Espiritismo, F.E.B. 112ª edição, cap. XIX, item 12;
(3) Grifos nossos.

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://files.mormonsud.net/wp-content/uploads/2018/09/moca-pensando-sol.jpg>. Acesso em: 14JUL2020.

 

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como