Página InicialOs que habitam o Reino Angelical

352 visualizações

Os que habitam o Reino Angelical

março 24, 2020

Ninguém pense que o Espírito ao atingir os mais altos graus da escala evolutiva, pode manter a vã pretensão de desfrutar daí em diante de privilégios que o isentem de trabalhar pela conquista da felicidade dos eleitos do senhor, ao contrário, deve saber que a quem mais foi dado, mais será pedido.

Quem ainda segue aspirando pela conquista de uma vida de gozos intermináveis, onde possa se fartar de festas, comemorações, bebedeiras, guloseimas, e despreocupações fruindo de toda felicidade que o não fazer nada, seria capaz de assegurar a alguém, procure estudar a mensagem esclarecedora do espiritismo, para saber que isso não passa de um inadmissível absurdo.

Os que assim pensam, ainda não compreenderam que os Espíritos Puros só chegaram a essa condição de angelitude, justamente pelo trabalho de aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual, aos quais se dedicaram com disciplina e disposição em busca de suas nobres aspirações, por compreenderem que precisavam fazer a parte que lhes cabiam no desenvolvimento moral e espiritual da humanidade.

Dedicaram-se então, com disciplina e boa-vontade, aproveitando as oportunidades que a vida lhes ofertou, evitando perder tempo com conjecturas infundadas e sem objetivos elevados, ensinando-nos que a ociosidade é inimiga mortal do aperfeiçoamento do espírito, e que ninguém conseguiria viver eternamente sem nada fazer, alem de “curtir a vida” dessa forma.

Urge entender que, quanto mais o espírito cresce em conhecimento científico e moral, mais sabe ser preciso não desperdiçar a menor fração de tempo, em coisas que pertencem unicamente ao mundo da matéria, e procuram investir no trabalho da caridade no bem por saberem que só o amor a Deus e aos seus irmãos lhes rogam todo empenho para amenizar a dor e a infelicidade que campeiam nos mundos inferiores como a Terra.

Na PARTE 2ª – CAPÍTULO I, do Livros dos Espíritos,  sob o título de Diferentes ordens de Espíritos, encontramos as explicações que seguem:

Primeira ordem. – Espíritos puros

  1. CARACTERES GERAIS. –“Nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos Espíritos das outras ordens.
  1. Primeira classe. Classe única. – Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.

Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é a ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões. Assistir os homens nas suas aflições, concitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os conservem distanciados da suprema felicidade, constitui para eles ocupação gratíssima. São designados às vezes pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins.

Podem os homens pôr-se em comunicação com eles, mas extremamente presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens”.

Citam ainda para nossa compreensão que no reino angelical os espíritos de escol que o compõem, são os verdadeiros executores da vontade de Deus, não cabendo assim, descanso ou improdutividade no ambiente de tanto amor e desprendimento das coisas da matéria que já não exerce qualquer influência.

O Reino Angelical: é composto exclusivamente pelos Espíritos de Primeira Ordem, ou seja: Espíritos Puros.

Dessa forma, é imprescindível saber que ninguém conquistará a Angelitude tendo por meta a ociosidade, ou os prazeres da matéria que só existem nos mundos inferiores como o nosso.

Pensemos nisso com a atenção que o assunto merece!

Francisco Rebouças

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/jesus-vem-terra-no-natal>. Acesso em: 24MAR2020.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como