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Estudo sem conteúdo

junho 2, 2017

Uma de minhas grandes influências na formação como espírita foi o professor Raul Teixeira. Eu o conheci ainda na adolescência e pelo menos uma vez ao ano ele vinha em nossa casa. Físico, com um conhecimento amplo das obras de Kardec, dos clássicos, das obras complementares e de autores encarnados, como Carlos Imbassahy e Deolindo Amorim, que ele conheceu, Raul era um misto de orador e professor, sempre trazendo conteúdo com um raciocínio claro e direto.

Raul sempre exprimia, de forma clara, a posição doutrinária e a sua interpretação em suas exposições, e cobrava de nós a precisão do que falávamos. Certa vez ele perguntou quem era Andrew Jackson Davis ao público, e como ninguém respondesse, eu arrisquei:

– “Médium norte-americano do século XIX, considerado o profeta da terceira revelação, autor de Penetrália e outros livros”.

Ele anuiu, mas corrigiu:

– “Terceira revelação fica por conta do Jáder, ele é considerado profeta da nova revelação.”

Ele tinha razão. A ideia de três revelações está em Allan Kardec, e não era empregada (talvez por desconhecimento mesmo) pelos autores ligados ao espiritualismo moderno, de onde se origina Davis.

Ao contrário do que podemos pensar, suas exposições não eram excessivamente eruditas. Penso que ele se preocupava em falar para o grande público, embora sempre trouxesse alguma coisa nova, fruto de sua pesquisa pessoal, muitas vezes embalada com sua grande capacidade narrativa.

Posteriormente estudei didática do ensino superior, com o professor Florêncio, da Universidade de Brasília, e ele nos explicou o método indutivo na educação, que é amplamente utilizado no movimento espírita, como uma espécie de provocação para que os alunos pensem e não percam a linha de raciocínio do professor, que apenas expõe. É algo que se deve fazer com critério, porque podemos consumir muito tempo, e sacrificar o conteúdo das aulas.

Sócrates usava deste recurso, pelo que lemos nos textos de seus discípulos, e o chamava de maiêutica, como comparação ao trabalho de sua mãe, que era parteira. Na maiêutica, acredita-se que os alunos conhecem a verdade (episteme), então o professor faz perguntas, geralmente criticando e apontando os pontos obscuros de sua argumentação, até que o aluno chegue à verdade (e não à sua verdade, como diz o Houaiss). Os gregos influenciados pelo pensamento socrático entendiam que mais que uma opinião (doxa), o conhecimento (episteme) deveria ser verdadeiro e justificado.

Sócrates se opunha aos sofistas, que ensinavam retórica, no sentido de ser capaz de convencer os outros de seu ponto de vista, sem se preocupar com a verdade, mas apenas com a imposição de seu ponto de vista. Isto está bem atual em nosso país. Os sofistas eram muito valorizados pelos pais que desejavam que os filhos fossem importantes, em uma sociedade na qual os cidadãos decidiam o que fazer na cidade (polis) de forma democrática.

Vimos, acompanhando ao longo dos anos, um uso indevido do método indutivo nas casas espíritas e, talvez, nas mocidades espíritas. Não sei dizer se se deve a um uso indevido do construtivismo, no qual se valoriza a obtenção do conhecimento (episteme) pelos alunos, sem dependerem exclusivamente da exposição dos professores, e utilizando de sua capacidade de pesquisa e obtenção de informação, que está bastante multiplicada pelas novas mídias e tecnologias.

O abuso chegou ao ponto de um expositor apenas perguntar, inúmeras vezes, questões diferentes, sem nada concluir. O argumento que ouvi é que deixa-se a cada um o trabalho de responder, subjetivamente, as questões que são levantadas. Sessenta ou noventa minutos, com dezenas de perguntas sem resposta. Na minha ótica, voltamos ao mundo da opinião (doxa) e abandonamos o conhecimento (episteme).

Quando penso em um programa de estudos todo baseado nesta forma de ensino-aprendizagem, preocupa-me que o pensamento de Kardec, por exemplo, que usava do recurso de perguntas e respostas para que um texto complexo se tornasse mais claro, se transforme em uma grande confusão, já que cada um conclui à sua maneira, sem as devidas informações.

Penso que os jovens devem realmente usar de diversas formas de ensino-aprendizado, até mesmo usando das artes e de outros recursos para que suas reuniões sejam mais agradáveis e prazerosas, mas sem abandonar sua finalidade principal, que é o acesso ao conhecimento espírita.

Jáder Sampaio

 

Nota do Autor:
Artigo originalmente publicado no blog do Autor – www.espiritismocomentado.blogspot.com.

Nota do autor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://livrepensamento.com/2013/10/21/o-metodo-dialetico-materialista/>. Acesso em: 02JUN2017. 

Jáder dos Reis Sampaio
Jáder dos Reis Sampaio

Membro da Associação Espírita Célia Xavier em Belo Horizonte, médium, auxilia a Liga de Pesquisadores do Espiritismo – LIHPE, “está” organizador da Série “Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo”, publicada pela LIHPE em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM), auxilia também na edição da Coleção “Espiritismo na Universidade”, criada por professores da Universidade de Franca (UNIFRAN) mas, atualmente sendo publicada pela parceria entre CCDPE-ECM com a LIHPE, tem publicado artigos em diversos jornais e revistas espíritas, como o Reformador, a Revista Cultura Espírita do ICEB e o Jornal de Estudos Espíritas (eletrônico), tem dois livros psicografados publicados pela Lachâtre, e três livros traduzidos do inglês, escritos por Alfred Russel Wallace, também publicados pela Lachâtre. Este ano tem divulgado o livro “Novos Estudos sobre a Reencarnação” com seminários com este mesmo nome. Além dessas inúmeras atividades, o autor mantém o Blog Espiritismo Comentado, parceiro da Agenda Espírita Brasil, vasto em conteúdo espírita de qualidade que convidamos você, caro leitor, a conhecer através do link http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/.

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