Página InicialTextos EspíritasSintonia da Atitude

82 visualizações

Sintonia da Atitude

novembro 4, 2016

richard-simonetti-menorSegundo os princípios da mediunidade, vivemos todos em permanente regime de permuta psíquica, sintonizados em faixas vibratórias às quais nos ajustamos.

O homem, regra geral, é um ser milenarmente viciado em atitudes negativas, assimilando, assim, com lamentável frequên­cia, vibrações tóxicas que o desajustam espiritualmente, da mes­ma forma que sofre constantes distúrbios digestivos quem não faz uso de alimentação adequada.

Faz parte da higiene mental, na preservação da estabilida­de íntima, o esforço por eliminar elementos de sintonia negativa. Para tanto, é necessário que saibamos distinguir o que são atitu­des positivas e negativas.

Alguns exemplos:

“Ó Meu Deus, como sou infeliz! Ninguém me compreende!” — atitude negativa.
“Ajuda-me, Senhor, a compreender meu se­melhante!” —  atitude positiva.

“Não perdoo!” — atitude negativa.
“Não há o que perdoar!” — atitude positiva.

“Estou exausto! Não posso!” — atitude negativa.
“Hei de ter forças!” — atitude po­sitiva.

“Não o tolero!” — atitude negativa.
“Nossos caminhos se cruzaram para nos entendermos!” — atitude positiva.

“Perdi o ente caro ao meu coração! Tudo acabou para mim!” — atitude negativa.
“Deixou o exílio terrestre e tornou à pátria comum, onde, pela graça de Deus, nos reencontraremos um dia!” — atitude positiva.

“O Evangelho é a Luz do mundo, mas sou mui­to imperfeito para viver seus ensinamentos!” — atitude negativa.
“Sou muito imperfeito, mas, com a proteção de Jesus, haverei de proceder como bom cristão!” — atitude positiva.

Se costumamos comentar nossas dificuldades e dores; se o nervosismo e a irritação nos visitam com assiduidade; se brada­mos aos Céus pelo peso de nossa cruz, isto significa que adotamos uma atitude negativa, insatisfeitos com a posição em que a Vida nos situou, a qual, deveríamos saber, é a que melhor nos convém, porque Deus conhece nossas reais necessidades.

A vitória sobre as limitações humanas e a plena valorização das oportunidades de edificação na jornada terrestre são apaná­gios dos fortes, corajosos e otimistas, que silenciam em relação às suas atribulações e males; que buscam apenas o lado bom das pessoas; que se empolgam pela oportunidade de serem úteis e se esforçam em cumprir os ensinamentos cristãos. Estes vivem positivamente e sintonizam com o Alto, no ca­minho de nobres realizações.

Raros, na Terra, desenvolvem essa capacidade em toda a sua plenitude, mas, quando tal acontece, surgem os santos e os heróis da fé que trabalham pela construção do reinado do bem e da verdade no mundo.

Richard Simonetti

 sintonia-de-atitutde

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em < https://anabailune.blogspot.com.br/2013/01/fala-nos-da-alegria-e-da-tristeza-gibran.html >. Acesso em: 03NOV2016.

Richard Simonetti IN MEMORIAM
Richard Simonetti IN MEMORIAM

Richard Simonetti é de Bauru, Estado de São Paulo. Nasceu em 10 de outubro de 1935 e Desencarnou em 03 de Outubro de 2018. De família espírita, participou do movimento desde os verdes anos, integrado no Centro Espírita Amor e Caridade, onde desenvolveu largo trabalho no campo doutrinário e filantrópico. Orador e Escritor espírita, teve mais de cinquenta obras publicadas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como