Página InicialTextos EspíritasJesus, o verdadeiro Mestre!

257 visualizações

Jesus, o verdadeiro Mestre!

outubro 19, 2016

francisco_rebouçasOs Espíritos Superiores esclareceram Allan Kardec na questão 625 de O Livro dos Espíritos quem é o modelo que o ser humano tem para lhe servir de guia e modelo conforme se segue:

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
Jesus” (1)

Se realmente desejamos seguir Jesus, como nosso Mestre e Guia, precisamos desde já, entesourar em nosso psiquismo os conceitos e ensinamentos de Jesus e sair exercitando em nosso dia a dia as boas resoluções de reforma interior, trabalhando, incessantemente, em nossa melhoria individual, pois como espírita que dizemos ser, é importante saber que a nossa doutrina através da fé raciocinada que prescreve, permite-nos participar pela vivência dos seus postulados da transformação para melhor de nossa sociedade.

O Espiritismo tem papel fundamental no desenvolvimento das ideias cristãs, contribuindo, efetivamente, no processo de transformação ético-moral das relações de convivência entre os indivíduos e os povos, conforme esclarecimento dos Imortais contido na resposta da questão a seguir:

799. De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?
Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.” (1)

No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, em seu Capítulo 17, encontramos item que faz referência ao verdadeiro seguidor da filosofia espírita:

“Aquele que pode ser, com razão, qualificado de espírita verdadeiro e sincero, se acha em grau superior de adiantamento moral. O Espírito, que nele domina de modo mais completo a matéria, dá-lhe uma percepção mais clara do futuro; os princípios da Doutrina lhe fazem vibrar fibras que nos outros se conservam inertes. Em suma: é tocado no coração, pelo que inabalável se lhe torna a fé. Um é qual músico que alguns acordes bastam para comover, ao passo que outro apenas ouve sons. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.
Enquanto um se contenta com o seu horizonte limitado, outro, que apreende alguma coisa de melhor, se esforça por desligar-se dele e sempre o consegue, se tem firme vontade”. (2)

Importante vivenciar os preceitos espíritas em nossas ações diárias, tomando algumas pequenas atitudes que farão toda a diferença, como por exemplo: calar diante da maledicência; estender a mão em auxílio ao companheiro de luta, quanto nos for possível; não abrigar em nosso mundo íntimo qualquer ideia de vingança quando o mal nos visite o coração; buscar a reconciliação fraterna com todos aqueles que, por ventura, nos prejudicaram ou ofenderam, entendendo que ninguém é perfeito e que também nós estamos a caminho de nossa melhoria individual.

Não nos façamos, de modo algum, superiores ou importantes; busquemos ser para nosso semelhante o que Jesus é para nós. Trabalhemos com dedicação e confiança na melhoria da sociedade em que nos movimentamos, não esperando recompensas pelas boas ações que realizemos, pois, a recompensa do trabalho com Ele é a paz que nosso espírito experimentará ainda nesta Vida, e gozará bem mais e melhor na Vida que Ele nos afirmou não ser deste mundo.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) KARDEC, ALLAN. O Livro dos Espíritos – FEM, 76ª edição.
(2) KARDEC, ALLAN. O Evangelho Segundo o Espiritismo – FEB, 112ª edição.

jesus

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como