Página InicialTextos EspíritasBezerra de Menezes: Reflexões sobre União no Movimento Espírita

156 visualizações

Bezerra de Menezes: Reflexões sobre União no Movimento Espírita

outubro 12, 2016

antonio-cesar-perri-menorNo antigo órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – Unificação -, está publicada uma mensagem do espírito Bezerra de Menezes, que é pouco divulgada.

À guisa de estímulo a reflexões a reproduzimos. Também endossamos comentários introdutórios feitos pelos dirigentes da USE-SP:

“No dia 23 de abril de 1976, portanto há mais de quatro anos, os companheiros da União Municipal Espírita de Marília-SP, receberam, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, uma significativa mensagem do Dr. Bezerra de Menezes. Considerando a íntima relação do conteúdo dessa mensagem com o movimento de unificação dos espíritas, e, também pelo fato de ter sido pouco divulgada, tomamos a liberdade de publicá-la, nesta edição, para conhecimento dos leitores.” (1)

Segue o texto psicografado por Chico Xavier:

“Mensagem de união:
Filhos, o Senhor nos abençoe.
Solidários, seremos união.
Separados uns dos outros, seremos pontos de vista.
Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.
Distanciados entre nós, continuaremos à procura do trabalho com que já nos encontramos honrados com a Providência Divina.
Crede! A humildade e a paciência no mecanismo de nosso relacionamento são as energias de entrosagem de que não podemos prescindir, na execução de nossos compromissos.
Roguemos, pois, a Deus a força indispensável para nos sustentar fiéis aos nossos compromissos de união em torno do Evangelho de Cristo, a fim de concretizar-lhe os princípios de amor e luz.
Mantenhamos unidos, em Jesus, para edificar e acender Kardec no caminho de nossas vidas, porque unicamente assim, agindo com a fraternidade e progredindo com o discernimento, é que conseguiremos obter os valores que nos erguerão na existência em degraus libertadores de paz e ascensão.
Bezerra de Menezes”

A nosso ver, esta mensagem de Bezerra de Menezes é muito sugestiva. Destacamos as palavras chaves: união, solidariedade, compromisso, Evangelho e Kardec. Cada uma dessas palavras, separadamente e em conjunto devem ser analisadas, fazendo-se a reflexão em torno do tema central que é a união.

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Referências Bibliográficas:
1) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Bezerra de Menezes. Mensagem de união. Unificação. USE. Ano XXVII. No. 309. São Paulo. Novembro-dezembro de 1980.

Nota do Editor:
O título original deste artigo é “Reflexões sobre união”.

Antonio Cesar Perri de Carvalho
Antonio Cesar Perri de Carvalho

Ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (interino de 5/2012 a 3/2013 e efetivo de 3/2013 a 3/2015); membro da Comissão Executiva e Primeiro Secretário do Conselho Espírita Internacional; Membro do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como