Página InicialTextos EspíritasAprendendo com os próprios erros

103 visualizações

Aprendendo com os próprios erros

junho 10, 2016

richard-simonettiAmbrósio recebeu o assistente Rogério, que se fazia acompanhar de um visitante.

– Este é Dagoberto, velho amigo, pai de Mariana, que reencarnou sob orientação de nossa casa.

O diretor da respeitável instituição, no Plano Espiritual, contemplou com simpatia o recém-chegado.

– Temos acompanhado a trajetória de Mariana, amparando-a na medida do possível. Conhecemos seus problemas atuais.

– Sabe, então, que minha filha casou-se há duas semanas, em virtude de inesperada gravidez… Estou preocupado. Ela tem apenas 17 anos e o marido 20. Ambos abandonaram os estudos por força da nova situação, assumindo atividades profissionais. Sinto-os apreensivos e perturbados. Venho pedir-lhe um favor…

Observando que o amigo vacilava, Rogério adiantou-se:

– Dagoberto gostaria de examinar o planejamento reencarnatório de Mariana, a fim de verificar se sua situação atual faz parte das experiências que programou.

Considerando que a solicitação não se inspirava em mera curiosidade, partindo do coração angustiado de um pai, Ambrósio solicitou a uma auxiliar que providenciasse o dossiê da jovem.

Em breves momentos puderam tomar contato com os eventos mais significativos do planejamento de Mariana:

Profissão: Médica. Casamento: Por volta dos trinta anos encontraria Rubens, companheiro de pretéritas existências, que a antecedera em dez anos na experiência física. Filhos: Receberia três Espíritos, Magda, Flávia e Alberto. Objetivos principais da reencarnação: Consolidação de ligações afetivas, encaminhamento dos filhos, desenvolvimento de tarefas em favor da saúde humana. Tempo aproximado de vida: Setenta anos.

Dagoberto não se conteve:

– Meu Deus! Estamos diante de um desvio!
– Sem dúvida. Mariana casou-se com o homem errado, na hora errada, pelo motivo errado.
– E agora?
– Bem, a partir do momento em que se afastou do planejamento feito, é difícil prever o futuro. Podemos, entretanto, adiantar algo a respeito. Mariana não será feliz no casamento. Passados os tempos de euforia sexual, experimentará indefinível angústia, sentindo que algo saiu errado em sua vida. A vocação para a Medicina a fará sentir-se lesada em suas aspirações. O filho não lhe satisfará os anseios maternos. No tempo previsto o companheiro que lhe está destinado aparecerá em seu caminho, impondo-lhe a amargura de um amor impossível. Se ceder às solicitações do coração, assumirá novos compromissos cármicos relacionados com a infidelidade e a deserção dos deveres conjugais.
– Minha pobre filha! Não é um preço muito alto para simples engano sentimental?

Ambrósio suspirou:

– É o ônus da liberdade. A evolução social implica na expansão do livre-arbítrio. As pessoas hoje são mais livres para decidir suas próprias vidas. Ocorre que raros dão-se ao trabalho de avaliar as consequências de seus atos, cultivando comedimento.
– Mariana perdeu, então, a existência?
– Absolutamente. Embora o desvio em que se envolveu, ela colherá proveito. Aprenderá quanto à importância da reflexão, habilitando-se, em experiências futuras, a cumprir seus compromissos sem desvios. As frustrações do presente serão, em última instância, uma vacina contra equívocos semelhantes.
– Aprenderá com os próprios erros…
– Exatamente. E os sofrimentos decorrentes a tomarão mais receptiva à ajuda espiritual. Como seu pai você terá maior acesso ao seu coração, amparando-a.

Despedindo-se do visitante, Ambrósio abraçou-o, acentuando:

– Não se deixe dominar pelo desalento. Sua filha precisa de você mais do que nunca. E lembre-se: uma existência na Terra é apenas um elo na imensa cadeia de reencarnações, um segundo na eternidade. Tudo passa, menos o Reino de Deus, a meta suprema. Mariana está a caminho, como todos nós.

Richard Simonetti

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <http://casamento.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/erro-1/1-erros_comoaprender_galeria_cort.jpg>. Acesso em 10JUN2016.

Richard Simonetti IN MEMORIAM
Richard Simonetti IN MEMORIAM

Richard Simonetti é de Bauru, Estado de São Paulo. Nasceu em 10 de outubro de 1935 e Desencarnou em 03 de Outubro de 2018. De família espírita, participou do movimento desde os verdes anos, integrado no Centro Espírita Amor e Caridade, onde desenvolveu largo trabalho no campo doutrinário e filantrópico. Orador e Escritor espírita, teve mais de cinquenta obras publicadas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como