Página InicialTextos EspíritasO modo espírita de ser

91 visualizações

O modo espírita de ser

abril 20, 2016

vania-mugnato-vasconcelosOs espíritas são pessoas que creem em Deus e que seguem a mensagem do Cristo. E isso outros religiosos também sentem e fazem. O que os diferencia, então? Ou melhor, o que deve diferenciar um espírita?

O espírita…

Não espera milagres, trabalha por merecê-los.
Não se vitimiza, entende que todo efeito teve causa.
Não se culpa, percebe que deve se responsabilizar.
Não se omite, o futuro precisa de trabalho no presente.

E além do que não faz, há o que deve realizar.
Por isso o espírita…

Estuda, pois conhecimento espiritual muda o homem.
Aplica, pois a prática da conduta moral eleva a alma.
Ora, pois a força de Deus estimula a coragem.
Vigia, pois controlar sua sintonia evita desvio de atitude.

O espírita não é melhor que ninguém, mas deve ser mais ativo e consciente, focado no autoconhecimento e na postura positiva e autotransformadora. Ele deve, por sua natureza de fé, trabalhar mais que todos, por si e pelo coletivo. Não tem a desculpa da ignorância dos motivos de estar encarnado, não lhe é lícito permanecer inativo, não se lhe justifica a conduta protelatória já que sabe que cada dia pode ser o seu último e a própria consciência o julgará ao fim da jornada, fornecendo novas jornadas até que encontre a própria perfeição.

Vania Mugnato de Vasconcelos

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<http://www.revistanovafamilia.com.br/antigos/a-doutrina-espirita-no-modo-como-ela-e>.
Acesso em: 20ABR2016.

Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos

Advogada, Bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Recursos Humanos. Casada, mãe, espírita desde os 12 anos de idade, palestrante em vários centros no interior de São Paulo. Trabalhadora do CE João Batista de Jundiaí – SP, atua na casa como palestrante e Coordenadora do Grupo de Pais. Discípula de Jesus pela Aliança Espírita Evangélica do ABC, é oradora em casas espíritas vinculadas à USE Regional Jundiaí. Também é oradora em seminários realizados pelo Instituto Chico Xavier de Itu, em parceria com outros trabalhadores da seara espírita. Articulista espírita em redes sociais, jornais e blogs, seus textos e poemas estão disponíveis ao público na internet, bem como possui canal de vídeos no Youtube contendo palestras e estudos espíritas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como