Página InicialTextos EspíritasO tamanho de Deus

77 visualizações

O tamanho de Deus

abril 5, 2016

joao-gubolin1Fala-se em Deus, mas pouco sabemos a respeito, acreditamos sim, que Ele é o nosso Criador. Dele somos dependentes e não é por acaso, basta sermos acometidos por uma doença ou fatos que nos desagradam, para imediatamente rogarmos ou gritarmos o nome Dele. Mas, porque assim reagimos parecendo criança e chamando pelo seu nome?

Quando olhamos para o espaço, nosso pensamento se perde no limite do alcance no entendimento das coisas, quanto à beleza, à forma, à origem, e aos astros em movimento funcionando milimetricamente sem se colidirem. Daí pra frente, onde a mente humana não consegue chegar permanece a interrogação… E costuma-se dizer: Só Deus sabe!  Por mais que a ciência evolui chega num determinado estágio que a perplexidade nos invade…

Ficamos maravilhados com árvores floridas, animais de toda espécie, pássaros, borboletas multicoloridas, oceanos com “N” formas de vidas desfilando em suas profundezas. As cachoeiras exibindo suas tranças aquíferas… E diante desse santuário nunca vamos dizer que são obras dos homens. Em alto e bom som dizemos: “São obras de Deus…”

Mas para saber o tamanho, a grandeza, o poderio, antes precisa-se saber o que é Deus? Essa questão enigmática para o ser humano!

Allan Kardec, na pergunta (n. 01, de O Livro dos Espíritos), indagou o espírito da verdade: “Que é Deus?” – sendo a resposta: “Deus é Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas”. E quanto à prova da existência de Deus também foi questionado (questão n. 04, do mesmo livro), ei-la: “não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a razão vos responderá”.

O tamanho de DeusAinda visando instruir este tópico, lembro-me que certa vez li uma mensagem na rede social,  wikipédia (autor desconhecido), em forma de parábola em que:Um garoto perguntou ao pai: “Qual o tamanho de Deus?” Então ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho: “Que tamanho tem aquele avião?” O menino disse: “Pequeno, quase não dá para ver…” Então o pai o levou ao aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou: “E agora, qual o tamanho desse?” O menino respondeu: “Nossa pai, esse é enorme!” O pai então disse: “Assim é Deus: o tamanho vai depender da distância que você estiver dele. Quanto mais perto você está dele, maior ele será na sua vida!”(sic)

Esta parábola então nos mostra que só vamos enxergar Deus como grande e poderoso, à medida que despertarmos para o Dom Supremo, adquirindo o conhecimento da verdade, da razão, da justiça, do amor, bem como, colocá-los na prática do dia a dia. Isto se dará com disciplina e comprometimento com as leis divinas e  dos homens.

João Gubolin

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<http://www.mundogump.com.br/chemtrails/>.
Acesso em: 05ABR2016.

João Gubolin
João Gubolin

Reside em São José do Rio Preto, interior de SP, onde trabalha como voluntário na Campanha de Fraternidade Auta de Souza na Associação Espírita Allan Kardec e como passista no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier. Apaixonado pelo idioma Esperanto, nos últimos anos estuda-o todos os dias e tem participado de vários Congressos acerca da língua.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como