Página InicialTextos EspíritasTrecho de uma entrevista

81 visualizações

Trecho de uma entrevista

dezembro 27, 2015

orson-peter-carraraComo entrevistador da revista virtual O CONSOLADOR – que o leitor pode acessar pelo portal www.oconsolador.com.br tenho encontrado experiências marcantes por toda parte, no esforço de muita gente para expansão da ideia espírita, com seus valorosos desdobramentos no bem geral.

Essa experiência de entrevistador, que é muita rica, permite-nos contatos mais diretos com autores, lideranças, ações marcantes, humanitárias ou culturais, que vão desde instituições que promovem o ser humano até esforços culturais doutrinários imensos que expandem o pensamento espírita na teoria e na prática.

Entre essas entrevistas, colhemos uma resposta – cujo conteúdo integral ainda está inédito – que norteia a abordagem semanal do portal Agenda Espírita.

A entrevista é com Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, promotor de justiça aposentado e Reitor do Centro Universitário Eurípides de Marília, da Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha” (considerada A maior instituição espírita do país atuando no Ensino Superior Brasileiro), no interior paulista.

Destacamos no artigo semanal apenas um trecho parcial de uma das respostas para reflexão de todos nós.

Com 300 funcionários e 11 cursos superiores de graduação, sendo o curso de Direito com Nota Máxima pelo MEC, 8 cursos de pós-graduação Lato Sensu e o Mestrado em Direito que é Nota 3 pelas Capes, diante da indagação sobre os objetivos acadêmicos, respondeu o reitor:

“(…) Vale ressaltar ainda que a principal missão da Fundação é oferecer a oportunidade aos mais carentes de cursar o ensino superior, conforme seus estatutos iniciais, e vejo que aí é que está o grande aprendizado – manter viva esta chama da caridade e da fraternidade, mesmo em tempos mais duros da economia. (…)”.

Mais que o enfrentamento dos desafios econômicos, sempre presentes na maioria das iniciativas, é oportuno citar que nos objetivos estatutários de uma Fundação com objetivos acadêmicos – surgida do ideal espírita – está presente o espírito humanitário da fraternidade com o oferecimento de curso superior a quem não pode pagar por eles. As experiências aí se ampliam no ideal espírita.

É que exatamente o Espiritismo, com sua alta noção sobre os objetivos de viver, amplia nossa visão e motiva ao bem, em qualquer área. O que move o ideal espírita, o motor ou o combustível do Espiritismo é a caridade. Não a caridade em seu sentido restrito, mas a caridade em seu sentido amplo, que vai além da doação de coisas, mas está mais na dar-se em favor do próximo. Está no empenho que se possa fazer ou nos esforços que se possam direcionar para atenuar as aflições e dificuldades humanas.

E, claro, isso pode estar em qualquer área humana, desde a doação de alimentos ou remédios, no socorro psicológico/emocional/espiritual ou até mesmo na instrução ou na capacitação profissional. A caridade está na gentileza, no sorriso, no aperto de mão, no estímulo, mas também nas oportunidades oferecidas.

A resposta simples do reitor, em referência aos objetivos definidos em estatutos, endossam o ideal espírita colocado em prática!

Orson Peter Carrara

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/09/menina-de-familia-pobre-chega-universidade-aos-13-anos-na-india.html>. Acesso em: 27DEZ2015.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como