Página InicialTextos EspíritasVamos cuidar melhor do nosso planeta

150 visualizações

Vamos cuidar melhor do nosso planeta

maio 24, 2015

carlos-barrosConscientização, sensibilidade e educação. Palavras importantes que deveriam fazer parte do agir cotidiano de todos os povos do mundo. E de modo especial, bom não esquecer, do nosso imenso e maltratado Brasil.

O exercício pleno de cidadania deve nos fazer capazes de melhorar a qualidade de vida do planeta que nos acolhe há milhões de anos. Não precisamos fazer muito para dar ao planeta Terra o direito de transformar-se naturalmente, sem perder sua vitalidade para a ganância do capitalismo selvagem humano.

Sem a camada protetora de ozônio que só estará completamente recuperada em 2050, segundo especialistas no assunto; sem rios, sem lagos, sem lagoas, sem pântanos, mares despoluídos, sem matas e florestas preservadas, não será possível sobrevivermos às inquietações violentas da Natureza.

A vida do planeta está entrelaçada com a vida das plantas, das pessoas e dos animais. Quando essa vida é violada por descuido, avareza, desamor ou ignorância, as consequências sempre recairão sobre os filhos da Terra.

Quem percorre hoje a Amazônia, vê um quadro medonho de desmatamento e queimadas. A floresta vem sendo consumida vorazmente para dar lugar a pastos de bois. E a história ecológica brasileira nos ensina que aonde chega o boi também chega a destruição do meio ambiente.

A educação também é parte integrante desse processo de preservação do meio ambiente planetário. Ela passa pelo lixo que não deve ser jogado nos bueiros, lagos e rios. Ter educação ecológica é não jogar nos logradouros públicos ou terrenos baldios o que não queremos mais em nossa casa.

É manter-se atento àquele impulso de destruir o que nos serve como, por exemplo, uma lixeira colocada na parada de ônibus.

Conscientização sensibilidade e educação… Palavras que ainda não sabemos traduzir o verdadeiro significado de cada uma perante a vida simples e sábia que o planeta nos oferece todos os dias.

Carlos Antônio de Barros

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://denzellima.blogspot.com.br/2014/07/terra-um-planeta-jovem-que-precisamos.html>. Acesso em: 24MAI2015.

Carlos Antônio de Barros
Carlos Antônio de Barros

Carlos Antônio de Barros é jornalista, redator, diagramador e editor, com 65 anos de idade, sendo 30 anos dedicados ao movimento espírita da Paraíba, atuando em diversos órgãos de divulgação da Doutrina Espírita. Trabalha no Centro de Estudos Espíritas e Evangelho no Lar – Irmãos Hansenianos em João Pessoa.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como