Página InicialTextos EspíritasA Escola da Vida!

67 visualizações

A Escola da Vida!

maio 12, 2015

andre-sobreiroInúmeros confrades das fileiras espíritas comparam os Centros Espíritas à hospitais-escolas. A comparação é válida, sem dúvida. Porém, não podemos nos furtar em analisar esses dois aspectos, realizando ao mesmo tempo singela comparação.

Sendo a casa espírita um hospital, onde corpo físico e principio inteligente encontram o bálsamo, carece que diferenciemos os objetivos do tratamento, quando o comparamos aos tratamentos médicos.

O tratamento medicamentoso ministrado pelos profissionais da saúde visa à recuperação das “engrenagens” físicas do paciente. Contudo, quando do restabelecimento deste, interrompe-se o tratamento. Já o tratamento espiritual visa à reeducação do espírito, que precisa identificar as tendências inferiores que fazem dele, sofredor. Jesus deixou clara a influência de nossos erros sobre nossa saúde, quando curava os irmãos (cuja provação já se completara) e recomendava: “Vá, e não peques mais…” (João, V: 14; VIII: 11).

Porém, é em seu enfoque educacional que abordaremos os Centros Espíritas, pois é esse o tema proposto.

As lições trazidas pelo Evangelho de Jesus servem de base para nosso aperfeiçoamento, já que a simples comparação da vida Dele com a nossa nos dá noção de nossas imperfeições. Os estudos e comentários evangélicos realizados semanalmente nos Centros Espíritas mostram-se importantíssimos nesse sentido. Porém, esse aprendizado precisa ser colocado em prática fora das casas de oração. Exatamente por isso, o texto fala em “escola da vida”.

Espíritos imperfeitos que somos, falhamos com maior ou menor frequência. Haurimos as informações que necessitamos no Evangelho de Jesus, mas estas podem nos chegar também pelos conselhos de amigos, pessoas mais experientes ou da família. Nessa hora, temos a liberdade de ouvi-los (e segui-los), ou não. Para isso, Deus nos deu o livre-arbítrio.

Invariavelmente, quando ouvimos os conselhos erramos menos, e acabamos por sofrer menos. Quando não, continuamos falhando… E nos machucando! Até que, em determinado momento, as feridas são de tal magnitude que limitam nossas ações e nos levam à autocrítica e correção. Nossos avós já diziam: “a vida ensina!”.

Mas Deus sempre nos dará a oportunidade de aprendermos com nossos erros, e sempre haverá um amigo pra nos ajudar. É a Lei de Sociedade!

Aliás, lembremo-nos de agradecer a presença e paciência de nosso anjo da guarda, do qual, frequentemente, nos esquecemos.

André Luiz Iesi Sobreiro

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://suarotina.com.br/saude/item/1101-casa-saudavel-nove-transformacoes-em-casa-que-protegem-seu-organismo>. Acesso em: 12MAI2015.

André Luiz Iesi Sobreiro
André Luiz Iesi Sobreiro

Expositor, dirigente de estudos, trabalhador do CE Portal de Luz e da Rede Amigo Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como