Página InicialTextos EspíritasEscuta o Evangelho

104 visualizações

Escuta o Evangelho

março 25, 2015

francisco_rebouçasVida, ensinos, testemunhos e obras de Jesus foram anotados pelos evangelistas.

O Ser humano só dispõe de uma única alternativa para buscar de maneira correta sua felicidade, que é seguir a Jesus, nosso “Modelo e Guia”, ou segue-o ou se perderá nas incontáveis estradas enganosas das facilidades mundanas, que o levarão inevitavelmente aos tormentos morais e aos sofrimentos. Encontramos em O Livro dos Espíritos, a indagação do insigne codificador aos Imortais da vida Maior, sobre o assunto, conforme segue:

 Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
“Jesus.”

E, em sua nota, esclarece:

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.

Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhes falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens.

Escalada Individual

Em vista do esclarecimento obtido por Kardec, concluímos que o ser humano precisa estar disposto a enfrentar as vicissitudes e a rudeza da áspera ladeira que terá de subir, com seus próprios pés, porque o discípulo do Mestre de Nazaré não obterá favores especiais, nem privilégios que o Seu Senhor não teve.

Terá sim, que dar testemunhos diante dos percalços da caminhada, exibindo sua confiança em Deus; renunciando aos fúteis e fugidios prazeres mundanos e temporais, carregando sua cruz, de forma a exaltar em atitudes Cristãs a qualidade da mensagem ensinada por seu Modelo Maior, tornando-se então um fiel seguidor e eficaz semeador.

Precisará estar preparado psicologicamente para enfrentar adversários e antipatizantes de ontem e de hoje, que com absoluta certeza testarão ao extremo sua disposição e confiança em seguir adiante, espalhando com qualidade e fidelidade a mensagem de que se faz intérprete.

Inimigos gratuitos do bem o enfrentarão de maneira tenaz e de forma tirânica, em oposição aos seus ideais nobremente acalentados, inspirando-lhe pensamentos de desânimo, de medo, de cansaço e, sobretudo, de dúvidas quanto ao sucesso na conquista da vitória ao final do duradouro embate.

Parceiros seus de outrora lhe conhecem as limitações e desditas, por isso mesmo, não creem em sua presente disposição de renovar-se. Muitos dos quais, impossibilitados de alçarem voos mais altos em sua companhia, sentem-se ofendidos e até mesmo provocados por suas nobres aspirações, e buscarão de todas as formas possíveis e imagináveis demovê-lo dessa ideia de crescimento moral e espiritual.

Guia Seguro

Somente na companhia de Jesus o homem encontrará segurança e sustentação para seguir resoluto e confiante, em busca de alcançar a sua meta de elevação, desenvolvendo em si as virtudes que dormitam em seu espírito imortal, e amealhando tesouros que nem as traças nem os ladrões conseguirão subtraí-lo.

Seu evangelho é roteiro seguro em clima de Paz, em permanente efusão de esperança e fé, convidando-o a seguir em frente, sem temor, sem desconfianças infundadas, convicto de que conta com o auxílio e companhia dos prepostos do Mestre de Nazaré, que o investirão dos recursos necessários para a construção sólida de sua própria felicidade.

Alertá-lo-á para que busque perceber que o mundo em que vivemos é um infinito açude a jorrar oportunidades de serviço e crescimento a todos quantos tiverem “olhos de ver e ouvidos de ouvir”, chamando-o à atenção para o fato de que se não conseguir alcançar seus objetivos hoje, alcançá-los-ão amanhã, assegurando que o que hoje lhe falta, amanhã abundará.

Ensina-o que é preciso desde já, despojar-se das nocivas ideias de ambição das coisas materiais, pois que sua estada na Terra tem por objetivo principal sua aprendizagem, sua renovação, sua elevação e seu crescimento espiritual.

Incentiva-o a concluir o curso de aperfeiçoamento em que estagia hoje, procurando tirar o melhor proveito possível das experiências que vivenciar neste curto período de reencarnação que lhe foi concedido, cuidando de armazenar, em seu arquivo psíquico, as lições que de fato o beneficiarão quando de volta à verdadeira pátria que é a espiritual.

Pede-lhe para que não desanime nunca, diante das possíveis dificuldades materiais inerentes a todos que fizeram do Evangelho o seu roteiro de vida, pois os que assim procederam, discerniram de forma correta, fazendo opções elevadas, trocando o transitório de hoje pelo permanente de sempre.

Encoraja-o a alistar-se no exército do bem, tornando-se também um pescador de almas, a lançar ao mar das dores e das lamentações dos que sofrem suas redes tecidas em material fornecido pelo Evangelho Redentor de Jesus. E sob sua orientação recolher quantos lhe chegarem, com o mesmo carinho, entusiasmo, respeito e paciência com que o Mestre o espera para recolhê-lo nas malhas do seu puro e divino Amor.

Francisco Rebouças

Nota do editor:

Imagem em destaque disponível em <http://newspaceman.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html>. Acesso em: 25MAR2015.  Cena do filme “Ben-Hur”, EUA, 1959.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como