Página InicialTextos EspíritasPalavras mudam o modo do mundo

94 visualizações

Palavras mudam o modo do mundo

julho 23, 2014

vania-mugnato-vasconcelosDizem que gentileza gera gentileza. E convenhamos, todos gostam de ser tratados com educação, respeito, com aquelas “palavrinhas mágicas” que abrem portas, alargam sorrisos, despertam almas, sensibilizam corações.

Pode não parecer muito, mas entre mandar e pedir, há um espaço imenso que, conforme seja o modo usado, pode facilitar ou dificultar reações. O chefe que “pede” é sempre atendido com mais rapidez e boa vontade que o chefe que manda.

Já notaram o valor que tem ser chamado pelo seu nome? Imagina como se sente valorizado aquele que, tornado anônimo pelo uso de um uniforme, é chamado pelo nome do crachá e olhado nos olhos?

Qual o prejuízo em gastar alguns segundos a mais para dizer “bom dia!”? E como se pode esquecer de dizer “obrigado” quando alguém, mesmo em cumprimento de sua obrigação, realizou algo que precisávamos? Por qual razão se haveria de empurrar ao invés de pedir “licença”? Com que justificativa podemos enganar a consciência que errou, fazendo de conta que não é importante pedir “desculpa”?

Cada dia mais se vê as pessoas reclamando da humanidade egoísta, das atitudes individualistas, mas será que quem reclama já faz diferente, torna o mundo a sua volta, suas relações humanas mais gentis, mais simples, mais produtivas de uma forma fraternal?

É possível também fazer com atitudes objetivas, não só palavras. Estacione melhor para caberem dois carros no lugar onde tantos usam para um só. Não segure o elevador “por um minuto só”, pois de minuto em minuto passa a hora. Sorria mais e gere lucros imensos para a alma que recebe e a que dá…

Siga essa ideia, vista a camisa da gentileza.

Seja educado, seja fraternal, seja humano.

Vania Mugnato de Vasconcelos

palavrinhas_magicas

Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos

Advogada, Bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Recursos Humanos. Casada, mãe, espírita desde os 12 anos de idade, palestrante em vários centros no interior de São Paulo. Trabalhadora do CE João Batista de Jundiaí – SP, atua na casa como palestrante e Coordenadora do Grupo de Pais. Discípula de Jesus pela Aliança Espírita Evangélica do ABC, é oradora em casas espíritas vinculadas à USE Regional Jundiaí. Também é oradora em seminários realizados pelo Instituto Chico Xavier de Itu, em parceria com outros trabalhadores da seara espírita. Articulista espírita em redes sociais, jornais e blogs, seus textos e poemas estão disponíveis ao público na internet, bem como possui canal de vídeos no Youtube contendo palestras e estudos espíritas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como