Página InicialTextos EspíritasAcreditar constrói

177 visualizações

Acreditar constrói

julho 16, 2014

vania-mugnato-vasconcelos“Pesquisadores ingleses, liderados por Eleanor Maguire, acabam de publicar um trabalho na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, demonstrando que os mesmos circuitos de neurônios ativados para lembrarmos do passado, são colocados em funcionamento para construirmos imagens do futuro.” (Dr. Dráuzio Varella).

A notícia não parece ser nova, mas é sugestiva. “Recordar” ativa a mesma área cerebral que “imaginar”. O que pode nos fazer concluir, não tão cientificamente, mas com algum raciocínio lógico, que aquilo que imaginamos pode ser considerado pelo cérebro como algo a ser convertido em realidade, pois para ele é quase o mesmo que dizer “é verdade”. Dizem, não a toa, portanto, que o cérebro faz o possível para satisfazer nossos desejos e por isso o pensamento tem tanto poder.

No entanto, vemos cotidianamente pessoas pensando no câncer que temem vir a ter, na necessidade que poderão um dia vir a passar, no desamor que podem vir a receber, na solidão que pensam merecer, enfim, em mil e uma situações morais e materiais que, concretizadas, lhes penalizará a existência. Algumas destas situações podem ser presumidas pela lei de causa e efeito (plantou, tem que colher), mas muitas outras resultam de pessimismo, autopunição, vitimismo e demais sentimentos negativos.

acreditar-constroi-vaniaComo grande parte dos indivíduos vê com mais facilidade o feio ao bonito, o mau ao bom, o erro ao acerto, o crime à virtude, não é de surpreender que mesmo sem grande consciência disso, construam para si mesmos mais sofrimento do que necessário… seja por antecipação, seja por exagero, seja por acharem que o merecem.

Não é impossível, é preciso destruir os paradigmas negativos de uma alma que intimamente crê que deve sofrer; digo mais, muitos inconscientemente desejam viver esse sofrimento, pois ainda que falem o contrário, sua consciência acusa a falta de méritos e seus atos, pensamentos e a forma com que encaram a vida provam isso.

Como tantos, fui assim, mas ao começar a lutar contra essa tendência de ver o mundo cinza e acreditar que sou imperfeita por isso não posso ser feliz (preciso sofrer), aprendi que o melhor modo de construir felicidade é acreditando em tudo de forma positiva: Deus existe, o mundo é belo, o bem é mais poderoso que o mal, oportunidades nunca faltam, problemas são degraus que nos elevam, o bem é bom e o mal é bom também, pois a dor educa o recalcitrante… e eu já não sou infeliz pois adubo meu coração com amor e mereço ver nascer em mim a paz.

Vania Mugnato de Vasconcelos

Referências:
http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/memoria-e-imaginacao-2

Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos

Advogada, Bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Recursos Humanos. Casada, mãe, espírita desde os 12 anos de idade, palestrante em vários centros no interior de São Paulo. Trabalhadora do CE João Batista de Jundiaí – SP, atua na casa como palestrante e Coordenadora do Grupo de Pais. Discípula de Jesus pela Aliança Espírita Evangélica do ABC, é oradora em casas espíritas vinculadas à USE Regional Jundiaí. Também é oradora em seminários realizados pelo Instituto Chico Xavier de Itu, em parceria com outros trabalhadores da seara espírita. Articulista espírita em redes sociais, jornais e blogs, seus textos e poemas estão disponíveis ao público na internet, bem como possui canal de vídeos no Youtube contendo palestras e estudos espíritas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como